Museu Emílio da Silva - Marco Zero |
O MARCO ZERO é o ponto de referência do centro do município. É de forma tridimensional, onde se localiza a latitude (que é a distância da linha do Equador até o centro do município), a longitude (que é a distância do meridiano de Greenwich até o centro do Município) e a altitude (que é a elevação vertical acima do nível do mar até o centro do município). Antigamente, o marco zero era o ponto de partida para as medidas de distância entre as localidades do interior e o cento da cidade.
Quem implantou o marco zero de Jaraguá do Sul foi o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1941, com a lei municipal 552, através do agente de estatística do IBGE, Emilio da Silva.
Constituído de um bloco de concreto de cerca de meio metro de altura, de forma semipiramidal, tendo incrustado, no topo, uma minúscula moeda riscada em cruz (provavelmente os 4 pontos cardeais), ele foi implantado na Praça Angelo Piagera, em frente ao prédio da antiga Prefeitura, hoje Museu Histórico Emilio da Silva. Em 25 de julho de 2003, ele foi revitalizado se destacando com mais 3 símbolos importantes para Jaraguá do Sul: a bandeira, o brasão e o hino integrando a rosa dos ventos, visualizada no chão, onde demarca os pontos cardeais.
A revitalização do marco zero com a criação da rosa dos ventos foi uma sugestão dada pelo escrivão da Justiça Amadeus Mahfud, já a homenagem aos criadores dos símbolos municipais, foi idéia do diretor da Fundação Cultural, Sidnei Marcelo Lopes, na gestão do prefeito Irineu Passold. Sidnei, solicitou a arquiteta Suzana de Souza , a elaboração do projeto, destacando ao marco a colocação de mais 4 arcos de pedra bruta (granito), nos quais foram fixados quatro placas de vidro, com os símbolos do município, sendo os quais: Bandeira, Brasão e Hino de Jaraguá, homenageando os autores dos mesmos, os senhores: Eugênio Victor Schmöckel, Moacyr Silva (Cilo), Rudolfo Francisco Hufenüsler, Alcesti Berri.
Convêm salientar o belo trabalho efetuado pelo artista plástico Paulo David da Silva (Paulico), o pedreiro José Osmar Klein e o Técnico em agrimensura Mosart Freitas da Rosa, na confecção da rosa dos ventos e dos 4 marcos históricos.
MARCO ZERO OU PONTO DE REFERÊNCIA
O que é o Marco Zero ou o Ponto de Referência de um Município?
É o ponto tridimencional do centro do município, onde localiza:
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Conselho Nacional de Geografia são que determinam e instalam esta identificação por LEI 552, no piso da Igreja Matriz ou na Prefeitura Municipal.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS DE JARAGUÁ DO SUL
Informações Complementares Jaraguá do Sul, fica situada na zona fisiográfica no litoral, do Nordeste do Estado de Santa Catarina e distante 205 quilômetros da capital do Estado, possui as seguintes coordenadas geográficas:
|
Limites
|
Aspectos Geográficos e Hidrográficos
|