Apresentação - Ensino Fundamental
O Ensino fundamental é uma etapa da educação básica que atende alunos do ensino fundamental I ou anos iniciais (1º ao 5º ano) e ensino fundamental II ou anos finais (6º ao 9º ano). Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as pessoas com idade entre 6 e 14 anos. Na Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul os alunos que fazem 6 anos até 31 de março devem matricular-se no 1º ano do ensino fundamental.

A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica a responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.

O ensino fundamental é regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e em Jaraguá do Sul segue, ainda, a Proposta Curricular do Ensino Fundamental e o Regimento Escolar, que dão as diretrizes do trabalho a ser desenvolvido em cada uma das 31 escolas da rede de ensino.

As 31 escolas da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul tem quase 15.000 alunos, sendo aproximadamente 13.000 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e 2.000 da Educação Infantil (pré I e II).

Com a intenção de oferecer uma educação de qualidade, a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul define princípios norteadores para a fundamentação e articulação curricular e o trabalho pedagógico dos professores e profissionais da educação, sendo definidos como essenciais:
  • Educação inclusiva e diversidade - visa promover a participação de todos os alunos, inclusive daqueles com alguma tipologia de deficiência e/ou necessidade especial, preocupando-se com a adequação das condições das estruturas físicas e pedagógicas. Tais abordagens buscam criar ambientes de ensino e de aprendizagem que correspondam às necessidades de cada aluno, respeitando suas especificidades.
  • Educação multicultural voltada para a complexidade - entendida como aquela na qual se valorizam, respeitam e integram os conhecimentos e axiologias diferenciadas e próprias de cada cultura e de cada sociedade.
  • Educação integral - volta-se para uma visão de totalidade, visando o desenvolvimento do aluno em seus aspectos biológicos, psíquicos, sociais e culturais.
Partindo desses princípios, as escolas da Rede Municipal buscam garantir a todos os alunos o acesso permanente aos conhecimentos e às tecnologias de informação e comunicação produzidas cotidianamente pela sociedade, explorando-os de forma contextualizada, reflexiva e ética.
 

  - Contatos da Educação

  - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB

  - Portal do Aluno

  - Proposta Curricular do Ensino Fundamental

  - Regimento Escolar


    
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000