Apresentação - Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, articulando seus saberes e experiências com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico.

Na Rede Municipal de Ensino, o atendimento às crianças de 0 a 3 anos é oferecido em Centros de Educação Infantil e às crianças de 4 e 5 anos, em Centros de Educação Infantil e Escolas de Educação Básica.

Atualmente, a Educação Infantil está presente no município de Jaraguá do Sul em 29 Centros de Educação Infantil e em 29 Escolas de Educação Básica, distribuídos pelos diversos bairros.
Nesses espaços, a criança, sujeito histórico e de direitos, é considerada centro do planejamento de todas as ações desenvolvidas nos diversos âmbitos.

As ações pedagógicas são planejadas a partir das interações e brincadeira, que são os eixos norteadores na Educação Infantil e visam garantir experiências significativas da infância. A partir dessas experiências de aprendizagem, são realizados registros de acompanhamento do desenvolvimento das crianças e reflexões sobre a prática pedagógica.

Os Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI contam também com o atendimento de auxiliar/técnico(a) de enfermagem que desenvolve o trabalho de prevenção  de saúde da criança e visita periódica de odontopediatra, que desenvolve ações em prol da promoção da saúde bucal.

A equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação acompanha e orienta os profissionais que atuam nas unidades escolares com o objetivo de promover a alimentação saudável e a nutrição adequada das crianças durante sua permanência na instituição.

 

 
 
 

  
 
 
 
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000