Apresentação - Educação em Saúde
A “Educação na Saúde” tem como desafio se apresentar como um quarto pilar dos processos de saúde, somando-se à promoção, à prevenção e à reabilitação; inserindo um arcabouço teórico e pedagógico junto ao núcleo de práticas e cuidados vivenciados no cotidiano dos serviços de saúde.

Suas ações articulam-se na forma de “Educação Continuada” e “Educação Permanente em Saúde”. Por “Educação Continuada” entende-se a transmissão do conhecimento via profissional ou instituição de conhecido saber teórico-técnico por meio de capacitações, palestras, videoconferências etc.

Por outro lado, a “Educação Permanente em Saúde” corresponde a um método dialógico-reflexivo de construção e pactuação dos processos de trabalho. Tal prática pedagógica tem como definição, na Política Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS) de Jaraguá do Sul/SC (Portaria nº 911/2018), à prática social fundamentada na concepção de educação como espaço de problematização, reflexão e diálogo.

A PMEPS está centrada na valorização do trabalho como fonte de conhecimento, na articulação com a atenção à saúde, no enfoque multiprofissional e interdisciplinar, com estratégias de ensino contextualizadas, participativas e orientadas para a transformação das práticas profissionais. Tal política opera de forma articulada e integrada aos órgãos públicos municipais, instituições privadas, educativas e sociedade civil organizada, em sinergia com outras políticas educacionais e contribuindo para o fortalecimento da gestão municipal da saúde e do SUS.

A PMEPS de Jaraguá do Sul tem como objetivos:
 
  • Promoção da saúde e a defesa da vida;
  • Humanização;
  • Educação curricular e continuada;
  • Educação popular em saúde;
  • Tecnologias de informações e comunicações (TIC);
  • Pesquisa e avaliação em saúde.
  • Os eixos dos quais contemplam a PMEPS são:
  • SUS como Escola;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Observatório em Saúde.

Os eixos e objetivos da PMEPS de Jaraguá do Sul, bem como sua forma de articulação, estão sendo estruturados gradativamente, na medida em que estão que o diagnóstico situacional das ações de “Educação na Saúde” no o município vai sendo realizado, além do acompanhamento sistemático do planejamento das diretorias e gerência da Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa para o ano de 2019 é a construção e efetivação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e da consequente elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PAMEPS), estabelecendo assim normativas e fluxos que propiciem a organização, divulgação e monitoramento de calendário de qualificação e formação profissional, criando e mantendo um banco de dados dos profissionais capacitados, ordenando a participação em eventos e formulando propostas e estratégias pedagógicas.


    
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000